Tour da Experiência

Newsletter

Novidades do Tour da Experiência em seu e-mail:

HomeNotíciasTour da Experiência realiza Fampress próxima semana

terça-feira, 03 de agosto de 2010

Tour da Experiência realiza Fampress próxima semana

ampliar

Tour da Experiência proporciona roteiros originais e memoráveis em Bonito e Petrópolis.

A iniciativa é resultado do projeto Economia da Experiência e já pode ser conferida nas duas cidades.

De um lado, uma cidade que carrega no nome o status das belezas naturais que encantam turistas do país e do mundo. De outro, o local escolhido pela Corte Imperial como região favorita para veraneio por conta do clima ameno e pela exuberância da flora local. Bonito e Petrópolis são as duas cidades que já oferecem o Tour da Experiência, um roteiro de vivências memoráveis e originais criado a partir do projeto Economia da Experiência, uma parceria entre o Ministério do Turismo e o Sebrae com gestão do Instituto Marca Brasil e dos Sebraes UF.

O projeto Economia da Experiência é uma forma inovadora e revolucionária de oferta turística baseada nos conceitos da “Sociedade dos Sonhos” e “ Economia da Experiência”, em que o principal objetivo é promover vivências únicas, originais e inesquecíveis aos turistas. O projeto foi criado para satisfazer uma nova demanda que busca ser envolvida, emocionada e surpreendida e foi implantado em Bonito (MS), Petrópolis (RJ), Costa do Descobrimento (BA), Belém (PA) e Região da Uva e Vinho (RS).

Para o Secretário Nacional de Políticas do Turismo, Carlos Silva, o Economia da Experiência é um dos projetos mais importantes do segmento. “O Turismo no Brasil passa por um momento especial e projetos como o EE oferecem momentos de lazer, alegria e bem-estar ao turista e incentivam a parceria público-privada”, afirma.

A diretora do Instituto Marca Brasil, Daniela Bitencourt, afirma que o turista hoje tem expectativas que vão além da contemplação passiva dos atrativos. “Esse novo perfil de turista, ativo e criativo, quer realizar um desejo além de se sentir um ator importante na construção do destino visitado. Este turista, que está cada vez mais autônomo e bem-informado, fazendo com que a viagem não seja somente lazer, mas também uma atitude militante de partilhar o ambiente, a comunidade visitada e a cultura local, vivendo experiências inesquecíveis”, avalia. E é exatemente isso, momentos memoráveis e originais voltados para a cultura local que o Tour da Experiência vai proporcionar aos que embarcarem nos roteiros em Bonito e Petrópolis.

Gastronomia, história e reciclagem - Em Bonito, será possível hospedar-se no Hotel Marruá e na Suíte Pantaneira sentir o aroma do Pantanal e o aconchego de uma casa de fazenda com luxo e muito conforto, relaxando em uma banheira com cromoterapia e acordando ao som de pássaros com uma visão de um amplo jardim. Além disso, pode desfrutar da sala de leitura, e conhecer as lendas e influências do Boi em todo o Brasil, com destaque ao Boi Marruá. Outra atividade do Tour da Experiência em Bonito é o Buraco das Araras. Lá, pode-se conhecer o viveiro de mudas do cerrado, aprender as curiosidades das espécies da região e até levar uma muda para casa. Tomar um tereré, bebida típica do destino, é parte da experiência no local e uma oportunidade singular de conhecer um pouco mais da cultura de Bonito. No Restaurante Casa do João, será possível apreciar um almoço especial com diferentes opções de pratos, destaque para a moqueca de arraia e traíra sem espinho podendo ainda conhecer um pouco mais sobre os peixes da região por meio do cardápio. Outro destaque da visita a Bonito é a ida a ONG Brazil Bonito, onde irão se inspirar fazendo um passeio pela estrutura da ONG e participando de uma oficina de papel reciclável.

Dias de Imperador – Uma das experiências imperdíveis em Petrópolis é o almoço no Tai Tai, um restaurante com alma própria, simples e ao mesmo tempo sofisticado que oferece uma viagem gastronômica através do tempo, “Da Indochina a Petrópolis”. A gastronomia do bistrô revela a influência mútua de culturas através das rotas de navegação portuguesas e como isso culminou no Brasil e no segundo império. A hospedagem na Pousada Paraíso Açu é um capítulo à parte no Tour da Experiência. O contato com a natureza por uma caminhada numa trilha no coração do Parque Nacional da Serras dos Órgãos leva a cachoeira das Bromélias e termina com uma atividade simples e calorosa na volta à pousada: um escalda-pé com direito a massagem, ervas aromáticas, pétalas de rosa, mensagens e trilha sonora de Vila-Lobos. Uma tradição de família adaptada para encantar os visitantes. Na Pousada da Alcobaça, o visitante pode ouvir as histórias das visitas de D. Pedro I e da família imperial na Fazenda do Padre Correia, na região que fazia parte do Caminho do Ouro, do Rio de Janeiro para as Minas Gerais. Em seguida, o “Chá à Moda da Princesa”, elaborado com ervas cultivadas nos jardins da pousada, biscoitos, bolos, sucos e outras delícias apreciadas no século XIX. A visita ao Museu Imperial, que era o palácio de verão de D. Pedro II e a Família Imperial proporciona “Um Sarau Imperial” para reeditar o que a princesa Isabel praticava em1878. Ela e seus amigos recebiam convidados muito especiais para uma reunião social. Transporta à vivência de fatos costumeiros da época, extraídos de documentos pertencentes ao acervo do Museu Imperial, sensibilizando o espectador para um estilo musical e poético próprios da época do Brasil Império.

Para mais informações acesse o Site http://www.tourdaexperiencia.com ou o Blog projetoee.blogspot.com ou siga o Tourexperiencia no Twitter.

Conheça os roteiros do Projeto Economia da Experiência

BONITO - MS

Roteiro – 4 dias / 3 noites

1° dia

Pousada Arizona

13h30 – Visita à Agência Ygarapé Tour

14h – Almoço no restaurante Cantinho do Peixe

17h30 – Visita à Lanchonete Vício da Gula

18h – Visita à Agência Bonito Way

18h30 – Visita à Agência Ar

19h – Jantar no Oca Bar e Restaurante

2° dia

07h30 - Visita ao Buraco das Araras.

12h - Almoço Restaurante Casa do João

14h - Visita à ONG Brazil Bonito

17h - Visita ao Hotel Águas de Bonito para um encontro com a cultura através da merenda pantaneira

19h - Visita à loja de artesanato Bonito Feito a Mão

20h30 - Jantar e visita ao Hotel Wetiga

Pernoite na Pousada Chamamé

3° dia

07h30 - Visita à Estância Mimosa.

11h30 - Almoço Mimosa.

13h30 - Visita ao Rio Sucuri para vivenciar uma experiência inesquecível, a flutuação e observação dos peixes da região.

17h30 - Visita à Taboa Fábrica de Encantos

19h - Visita ao Projeto Jibóia

20h30 - Jantar e pernoite no Hotel Marruá

4° dia

07h - Visita à Gruta Lago Azul, um dos pontos turísticos mais conhecidos do destino.

11h - Saída para aeroporto de Bonito

PETRÓPOLIS

Roteiro - 5 dias / 4 noites

1º dia

Recepção e transfer do Rio de Janeiro para Petrópolis pela manhã.

Almoço no Tai Tai,

Check in na Pousada Paraíso,

Tarde livre

19h30 - Noite dos Sonhos, saboreie o jantar numa atmosfera de nobreza, cante e sonhe com a Serenata Imperial.

2º dia

10h - “Trilha do Imperador”, caminhe, plante uma muda de árvore da Mata Atlântica e acompanhe seu crescimento pelo resto da vida.

Saída para Trutas do Firmeza “Menu Degustação Truta Imperial”

19h - Solar Fazenda do Cedro “Observatório Imperial”

Jantar inspirado no Império. Um pouco de história e muitas sensações em meio à natureza exuberante.

Retorno à pousada.

3º dia

Check in na Pousada Paraíso Açu,

Caminhada no Parque Nacional da Serras dos Órgãos até a cachoeira das Bromélias.

Retorno à pousada, escalda-pé com massagem, ervas aromáticas, pétalas de rosa, mensagens e trilha sonora de Villa-Lobos.

Almoço especial, homenageando os negros da época do Império.

Tarde livre.

Às 17h, saída em direção à Pousada da Alcobaça, para o “Chá à Moda da Princesa”

Retorno à pousada.

4º dia

Almoço no Restaurante nas Nuvens,

Menu especial inspirado no sofisticado estilo de vida de Santos Dumont.

Retorno à pousada.

Saída às 13h30 em direção ao Centro Histórico. Visita à Ewiglich Jóias para “Um brinde à jóia imperial”.

Visita à Casa da Ipiranga para os “Causos Imperiais: lembranças da Velhota Cambalhota”.

Visita ao Museu Imperial, para “Um Sarau Imperial”.

Retorno ao Rio de Janeiro.

Instituto Marca Brasil

Sindicato de Hotêis, Restaurantes, Bares e Similares Região Uva e Vinho

Sebrae

Ministêrio do Turismo

Tour da Experiência

© Todos os direitos reservados.