Tour da Experiência

Newsletter

Novidades do Tour da Experiência em seu e-mail:

HomeNotíciasZamek Boutique Hotel participa de Benchmarking em SP

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Zamek Boutique Hotel participa de Benchmarking em SP

ampliar

Mauro César Noskowski, proprietário do Zamek Hotel Boutique, desde 2008 participando do projeto Tour da Experiência, inovou quebrando mais um paradigma, inaugurando em terras onde predomina a etnia italiana, o Zamek Hotel Boutique, primeiro hotel do Brasil inspirado em onze cidades da Polônia, no qual o Hóspede pode vivenciar a experiência em se hospedar em onze dias, mudando a cada dia de apartamento e assim experimentando a história de onze cidades da Polônia. E para breve está prevista a implantação da segunda fase com a ampliação do Zamek, agora inspirado em castelos da Polônia.

O Zamek Hotel Boutique foi convidado a fazer um Benchmarking pelo Ministério do Turismo, como foi esta experiência?

O Benchmarking proporciona uma virada em sua vida profissional e em sua comunidade, pois por alguns dias proporciona a imersão para conhecer e vivenciar as melhores práticas de destinos que já são referência. É aprender com quem já passou por todos os passos e hoje é case de sucesso. Desde o momento que acordamos e ate irmos dormir, estamos recebendo muita informação e todo este aprendizado pode e deve ser colocado em prática em nossas empresas e principalmente multiplicar em nosso destino. É muito gratificante poder ampliar as sensações vividas.

Como é fazer benchmarking no setor do turismo?

Estar em dia com o CADASTUR é o primeiro quesito para participar do Benchmarking, é um desafio desde a inscrição, pois a seleção dos empresários participantes é bastante concorrida. Participar de um Benchmarking é estar aberto e preparado para aprender e quebrar paradigmas, inovando em sua empresa com boas práticas já experimentadas e multiplicar em seu destino turístico. Tive a felicidade de participar em 2006 na Espanha vivenciando Turismo Cultural e Esportivo nas cidades de Zaragoza, Barcelona e Valência e neste ano participei em São Paulo com as melhores práticas nacionais em Turismo de Eventos. Benchmarking surgiu em 2005 - sendo parceiros o Ministério do Turismo, EMBRATUR, ABAV e SEBRAE.

Dentro das mais diversas novidades, o Sr. consegue implantar alguma prática?

Algumas pequenas práticas podem ser aplicadas de imediato. Uma delas que já realizamos foi a colocação de botons com a bandeira do país que nosso colaborador domina o idioma. Comprei os botons ainda no Aeroporto de SP e já aplicamos nos colaboradores do Zamek Hotel Boutique. As maiores práticas serão colocadas em prática com as adequações necessárias. Mas penso que as melhores práticas, poderei efetivá-las na comunidade por meio do Bento Convention Bureau, que tem o foco na sustentabilidade do Trade Turístico, e de toda cadeia produtiva que gira em torno do turismo. O desafio maior é diminuir os períodos de sazonalidade.

O que mais lhe impressionou nestas viagens da Espanha e de São Paulo?

Tanto na Espanha quanto em São Paulo o que mais impressionou foi a forma profissional que conduzem o turismo com a parceria entre o poder público e o privado. Cada evento conquistado é comemorado e desafiado para ser o melhor, assim o poder público assume seu papel e coloca em prática as obras de acesso, locomoção, informações em geral, possibilitando ao participante dos eventos a segurança e a interação com a comunidade local. Em Barcelona, eles já captaram eventos para 2050, isso é garantia de continuidade na qualidade e no aprimoramento dos serviços.

Existe pelo menos um quesito que podemos nos igualar com a Espanha?

Existem vários, no turismo cultural da Espanha, o exemplo local é Gramado com a criação do Natal Luz, um case de sucesso, movimentando toda a cidade e região por dois meses, e no passado era um período de baixa ocupação. Bento Gonçalves é um exemplo na realização de eventos nacionais e internacionais. Somos hospitaleiros e buscamos o diferencial da qualidade de nossos serviços, inovamos na gastronomia e nossos vinhos podem ser comparados aos melhores vinhos da Europa, sendo assim o Enoturismo um gancho para atingirmos o turismo internacional. A Serra Gaúcha como um todo é empreendedora, não ficamos esperando, arregaçamos as mangas e empreendemos. Somos ainda jovens no turismo se compararmos com a Europa, e mesmo assim já somos um destino consolidado. Eu desafio os empresários a sempre participarem das atividades oferecidas pelo Ministério do Turismo e principalmente o Benchmarking. A Copa de 2014 será um marco no turismo do Brasil, mas para isso devemos nos preparar para esta mudança, seja uma empresa pequena ou de grande porte. Com o Benchmarking nos nivelamos no aprendizado e é um dever de cada um de nós empreendedores a multiplicação de nossos conhecimentos e lembrarmos que “uma andorinha sozinha não faz verão”.

Entrevista especial com Mauro César Noskowski, proprietário do Zamek Hotel Boutique, localizado na entrada do Vale dos Vinhedos, entre Garibaldi e Bento Gonçalves, pela jornalista Rozangela Allves, do Melhor do Sul, de Canela - RS.

Mauro César Noskowski é graduado em História pela Universidade de Caxias do Sul, se especializou na cultura polonesa onde fundou em 1993 a BRASPOL - Representação Central da Comunidade Polonesa do Brasil.

Instituto Marca Brasil

Sindicato de Hotêis, Restaurantes, Bares e Similares Região Uva e Vinho

Sebrae

Ministêrio do Turismo

Tour da Experiência

© Todos os direitos reservados.